terça-feira, 16 de setembro de 2008

Adoção na Educação



Na escola os professores NUNCA falaram sobre adoção.(escola particular e católica).Para mim sempre foi muito simples e natural falar que era filha adotiva, mas sempre percebi que para meus coleguinhas soava como uma condição de "pena", entende? Sempre tive amiguinhos que brincavam, sem saber que eu era adotiva, dizendo assim:"Nossa, você é tão diferente dos seus irmãos, acho que é adotada!".E eu sempre confirmava:"Sim, eu sou".Meus amiguinhos sempre faziam cara de assustados, tinham receio de perguntar as dúvidas que tinham, ou alguns falavam..."Coitada". Isso nunca me afetou, mesmo porque, meus pais conversavam muito comigo sobre tudo o que diz respeito à adoção. Eu ia sempre (13 aos 15 anos) na PIVI (Projeto de Incentivo à Vida) e vi casos tristes de abandono, brincava com as crianças e bebês de lá e isso me fazia muito bem, não sentia pena delas, mas tinha esperança que saíssem logo dali. Sempre tive em contato com o assunto por vontade própria e meus pais sempre me deixaram à vontade sobre eu contar ou não sobre ser adotada. Se as escolas falassem, mesmo que fosse um POUCO, sobre o assunto as crianças já cresceriam habituadas com a palavra ADOÇÃO e não se "chocariam" ao saber que um amiguinho é adotado,mesmo porque a palavra ADOTADO é muito usado em brincadeiras preconceituosas entre crianças e adolescentes.Graças a Deus isso nunca me feriu, só achava estranhos minhas amigas e amigos se assustarem com o que era tão natural para mim.Mas acredito que para uma criança adotiva que não está tão segura com o assunto, ver a reação negativa dos amiguinhos possa fazer com que ele se ache realmente "diferente" ou "anormal". Estou cursando Pedagogia, pois espero conseguir de alguma maneira mudar um pouquinho que seja essa visão de ADOÇÃO dentro do Ensino.

0 comentários: