terça-feira, 28 de outubro de 2008

Passo a passo para adotar


Quem pode adotar?


Adultos com mais de 21 anos, independentemente do estado civil, pode ser solteiro, casado, divorciado, ou viver em concubinato. Na hipótese de ser casado ou viver em uma relação de concubinato, a adoção deve ser solicitada por ambos, que participarão juntos de todas as etapas do processo adotivo. Será feita avaliação de estabilidade da união.Qualquer pessoa que seja pelo menos 16 anos mais velha que a criança a quem pretende adotar. A Justiça não prevê adoção por homossexuais. Neste caso, a autorização fica a ctério do juiz responsável pelo processo.


Quem não pode adotar?


Menores de 18 anos. Os avós ou irmãos da criança pretendida. Nesse caso, cabe um pedido de guarda ou tutela, que deverá ser ajuizado na Vara de Família da cidade onde residem. O tutor não pode adotar tutelado.


Quem pode ser adotado?


Crianças e adolescentes com até 18 anos a partir da data do pedido de adoção, órfãos de pais falecidos ou desconhecidos. Crianças e adolescentes cujos pais tenham perdido o pátrio poder ou concordarem com a adoção de seu filho.Maiores de 18 anos também podem ser adotados. De acordo com o novo Código Civil, a adoção depende de sentença de juiz.Crianças e adolescentes com 16 anos a menos que o adotante.Só podem ser colocados para adoção as crianças e adolescentes que já tiveram todos os recursos esgotados no sentido de mantê-los no convívio com a família de origem.


Documentação necessária:


RG e comprovante de residência;Cópia autenticada da certidão de casamento ou nascimento;Carteira de Identidade e CPF dos requerentes;Cópia do comprovante de renda mensal;Atestado de sanidade física e mental;Atestado de idoneidade moral assinado por duas testemunhas, com firma reconhecida;Atestado de antecedentes criminais.


1 comentários:

Anônimo disse...

Muito comovente o seu blog! Amei! Minha mãe também foi adotada e, desde que me conheco como mulher, desejo adotar uma criança. Tive 3 filhos que agora já estão criados e independentes. Tenho 55 anos e casei-me novamente há 3 anos atrás. Meu marido tem 46 anos e sonha ter um filho ou filha. Gostaríamos de adotar. Eu vivo nos EUA e gostaria de adotar uma criança brasileira. Venho com frequencia ao Brasil mas me parece que o processo e bem complicado e demorado. Voce tem alguma sugestão para mim?